COMUNICAÇÕES APROVADAS

(Confira o horário do seu GT no quadro da Programação)

QUINTA-FEIRA - 21/11

SALA 29 DA FH- UFG:


13:o0 - GT 1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA DEMOCRACIA

As contribuições de Iris Marion Young para a democracia (Rayanne Saturnino -Mestre em Ciência Política - UFG)

De Auschwitz a Soweto. A influência de Origens do Totalitarismo e do pensamento Arendtiano no conceito de necropolítica de Achille Mbembe (Wander Arantes de Paiva Segundo - Mestre em Filosofia - UFG )

O dispositivo democrático em Democracia na América de Alexis de Tocqueville (Ildo Corrêa da Silva Neto -Mestrando em Filosofia - UFG)

A Liberdade de Imprensa em Tocqueville e Marx (Brenner Brunetto Oliveira Silveira -Mestrando em Filosofia - UFG)

Rousseau: diferença e desigualdade (João Pedro Andrade de Campos - Doutorando em Filosofia - UFG)

O excepcionalismo democrático estadunidense na primeira metade do século XX: a frontier democracy de Frederick Jackson Turner (César Henrique Guazzelli e Sousa -Doutorando em História - UFG)

15:00 - GT 2 - SIGNIFICAÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES EM TORNO DO CONCEITO DE POBREZA - 5 COMUNICAÇÕES

A pobreza como reflexo da alienação do trabalho na Inglaterra do século XIX: as perspectivas de Engels e Tocqueville em consonância com a teoria da alienação do trabalho de Marx (Renato César Rodrigues - Mestrando em Filosofia - UFG)

Da democracia à cabeça do alfinete - a nova aristocracia manufatureira e a alienação do trabalhador: um ponto de encontro de Marx e Tocqueville (Carlos Stuart Coronel Palma Junior - Mestrando em Filosofia - UFG)

O trabalho no século XXI: Tecnologia, precarização e redução de renda (Joaquim Onofre Silva Neto - Mestrando em Filosofia - UFG)

Economia social: produzindo políticas e rendas por meio de conselhos (Prof. Dr. Ângelo Cavalcante - UEG - Campus Itumbiara)

Crimes latino-americanos: por que a América Latina é considerada uma das regiões mais violentas do mundo? (Estela Moreira e Castro - Graduanda em Direito - UFG/UAECSA - Prof. Dr. Alexandre Aguiar dos Santos - UFG/UAECSA)


SEXTA-FEIRA - 21/11

Auditório da FIC - UFG:


13:o0 - GT 3 - RELAÇÃO ENTRE DEMOCRACIA, POBREZA E DIREITOS HUMANOS

A legitimação do trabalho escravo pelo Estado capitalista brasileiro (Ludmila Harumi Baesso - Graduanda em Direito - UFG -Regional Cidade de Goiás)

Do trabalho digno para a proteção dos direitos humanos e consolidação do Estado democrático de direito: um não à banalidade do mal mediante o estudo de caso dos Trabalhadores da Fazenda Brasil Verde e o trabalho escravo na contemporaneidade (Profa. Dra. Fernanda de Paula Ferreira Moi - UFG/UAECSA)

Liberdade comunal e cidadania a partir do pensamento de Alexis de Tocqueville (Angélica Siqueira  - Graduanda em Filosofia - UFMG)

Seria o interesse bem compreendido uma virtude para os tempos democráticos? (Profa. Dra. Roberta K. Soromenho Nicolete - Pós-doutoranda - DF-USP)

Os eleitos representam seus eleitores? Apontamentos sobre a falta de representatividade dos pobres em Goiás (Ana Paula de Castro Neves -Mestranda em Direitos Humanos - UFG; Rakell Dhamarys Moreira - Mestranda em Direitos Humanos - UFG; Luciano Rodrigues Castro - Mestranda em Direitos Humanos - UFG; Sara França Eugênia - Mestranda em Direitos Humanos - UFG)

A qualidade da democracia no Peru / La calidad de la democracia en el Perú (Carlos Ugo Santander - Prof. Adj. - FCS/UFG)

Contratação de Pessoas com Deficiência e Aplicação da Lei de Cotas (Profa. Dra. Luiza F. R. de Medeiros (Professora do IF Goiano - Campus Rio Verde)

15:00 - GT 4 - POBREZA E SUBJETIVIDADE: RECONHECIMENTO, REDISTRIBUIÇÃO, IDENTIDADE E UNIVERSALIDADE

Implicações da política identitária na práxis dos movimentos da esquerda (Profa. Ms. Lays Bárbara Vieira Morais - IFG - Campus Anápolis)

O exercício da cidadania feminina: a relação entre desigualdade social e os diferentes conceitos de mulher (Camila do Espírito Santo Kagueyama - Graduanda em Direito - Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera; Gustavo Henrique Gandra - Graduando em Direito - Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera)

Representatividade e disputa narrativa: que histórias andam contando sobre mulheres pobres (Ana dos Reis Sanz - Graduanda em Cinema e Audiovisual - UFF)

O empoderamento feminino negro como forma de saída da situação de pobreza: a erotização da mulher negra como empecilho para esta realidade (Mariana Gomes Valente - Graduanda em Direito - PUC-GO)

A pobreza no limiar de um novo marco epistêmico guiado pela inteligência artificial: Uma perspectiva em Yuval Noah Harari (Tiago Brito da Silva - Graduando em História - UFMA - Campus Codó; Domingos Ribeiro Mendes Junior)

A (re)produção do fenômeno "evasão escolar " no Bairro da Vitória - Goiânia (GO) (Claudete Lúcia Vieira - Mestranda Serviço Social - PUC-GO)

A importância da gestão municipal de cidades mineiras para sua sobrevivência (Dra. Luciana Gonçalves Tibiriçá (Docente - UFG - IESA)